quinta-feira, 6 de julho de 2023

Psicanálise é para os incomodados

 Psicanálise sem tabus, como o próprio nome diz, é um espaço para discutir as questões do desejo, do amor, da vida, sem receio de ferir ou contrariar o estabelecido socialmente. Se você acredita que a moral, a ética e a própria Psicanálise mudam, puxe sua cadeira imaginária e sinta-se em casa. 


Sim, Psicanálise é para os incomodados. Pela sabedoria popular, os incomodados que se retirem. Concordo. Os incomodados com a própria mediocridade, com a mediocridade alheia que se retirem para o lugar privilegiado que é o da análise.

Lugar simultaneamente de aconchego e desconforto, de acolhimento e confrontação. Quem acha que está bem, quem acha que fez e faz as melhores escolhas, quem não questiona as próprias escolhas, quem não se questiona, quem se leva a sério demais e não vê nada de errado em si, vai perder tempo e dinheiro indo ao analista.

Enquanto não olharmos para a nossa própria sombra , ela continuará nos violando todas as noites e ao amanhecer, pensaremos que foi o outro quem nos violou.

Desde que o mundo é mundo, as pessoas se dedicam ao seu esporte favorito: machucar uns ao outros. Portanto não nego a existência de pessoas que, até podem ser maravilhosas com outras, mas que por alguma razão, são horrorosas com a gente.

Não nego a existência de incidentes que nos tiram do prumo. Não nego que a realidade pode ser bem cruel. Mas acima de tudo, defendo a ideia de que nada nem ninguém pode ser maior do que a nossa vontade de fazer a diferença na nossa própria vida.

Quando buscamos a análise, devemos estar cientes de que independente daquilo que nos acontece, daquilo que nos fazem, cabe a nós  encontramos e criarmos as melhores soluções para os nossos conflitos e demandas. 

Construir e fazer a manutenção da própria felicidade é um projeto pessoal, um projeto que não pode ser terceirizado. Mas quem quiser trazer a própria felicidade para tomar um vinho com a minha, será muito bem-vindo! 






Sílvia Marques é psicanalista, professora, escritora e atriz. Apaixonada por dias de chuva, música alta, muito café, vinho barato, filmes e pessoas profundas, conversas insanas. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário